quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Loucura

“Sem alegria, a vida humana nem sequer merece o nome de vida. Mergulharíamos na tristeza todos os nossos dias, se com essa espécie de prazeres não dissipássemos o tédio que parece ter nascido conosco.”
Elogio da Loucura, Erasmo de Rotterdam
"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."
Friedrich Nietzsche

Olá pessoas!
Volto ao AluMus com uma música do Coldplay, Shiver.
A primeira vez que a ouvi foi jogando Guitar Hero, ou melhor, vendo alguém cantá-la nesse joguinho super divertido. A princípio, não liguei muito para ela, embora tenha achado-a muito bonita. Ontem a ouvi em outro contexto, relembrando sua existência. Com meu parvo inglês, prestei um pouco de atenção em sua letra, finalmente. Para variar, precisei olhar o http://letras.terra.com.br/coldplay/8088/ para compreendê-la totalmente. E... Me apaixonei.
Música é algo engraçado. Faz pessoas se apaixonarem por coisas que não são palpáveis, soa meio como pedaço de alma. Talvez possa generalizar isso para a arte como um todo. É inacreditável como ela se encaixa em nossas vidas e sentimentos. Recentemente me apaixonei por um quadro também (“Madalena arrependida”, de Georges de la Tour), além de reacender um amor por um livro (“Elogio da Loucura”, de Erasmo de Rotterdam. Foi dele que tirei as citações do texto que estão sem referência). O bom de tudo isso é a possibilidade de alimentar esse sentimento de alegria que nasce em mim toda vez que algo me acrescenta.
Espero um dia escrever de forma a alimentar esse sentimento também nas outras pessoas. =)
______________________________________

Da Loucura

No último mês, fui repetidamente perguntada por um colega de turma se eu, mesmo namorando e amando este namorado, beijaria o Brad Pitt. Repetidamente respondi que não, se eu amo meu namorado, eu não beijaria o Brad Pitt. Não satisfeito, este colega me perguntou se eu, caso Brad me pedisse em casamento, não trocaria meu namorado por ele. Seus argumentos foram “Ele é considerado bonito por muitas garotas, é milionário e famoso”. Eu respondi que não. Impressionado, ele me parabenizou e disse que me admiraria por estas escolhas, desde que isso fosse verdade.
Trata-se de uma questão de valores. Sabiamente, um professor um dia me disse que “a personalidade é a lente pela qual vemos o mundo”. Aquilo que acredito pode simplesmente não ter valor para outro; pode nem sequer fazer sentido, ser uma tremenda bobagem. Loucura, até. Mas, para mim, é aquilo que me guia e somente seguindo meus preceitos conseguirei alcançar a felicidade.
Isso, muitas vezes, me levou a decisões controversas. Ainda sobre este assunto, quantas vezes não fui questionada sobre o porquê de eu não ficar com este ou aquele garoto bonitinho? A resposta sempre foi a mesma: aquilo não fazia sentido na minha vida. Ou ainda, “Por que você fica estudando tanto? Nem tem prova essa semana e o vestibular é só no fim do ano...”, pergunta a qual sempre respondia (mentalmente) “Porque meu sonho é ser médica”.
Não quero, de forma alguma, colocar estes fatos como verdades absolutas. São apenas exemplos pessoais que trago para colocar a relatividade entre o que é certo e errado, bom e ruim, se é que eles existem. Citando William Shakespeare, “Não existe bom ou ruim, mas o pensamento o faz assim”. Trata-se de escolhas. O mais difícil em uma escolha é suportar o peso da decisão. Mas o custo-benefício é favorável; uma vez que você tenha decidido de coração, torna-se mais fácil aceitar com as conseqüências. Costumo dizer que escolho a única alternativa com a qual consigo conviver e isso por vezes exige um pouco de loucura. Mais de uma vez na vida, esperei/espero uma pessoa que amava/amo por mais de um ano, mesmo sem nenhuma garantia de retorno. Mais de uma vez, me doei inteiramente a pessoas que amo, viajei quilômetros para dar um abraço no meu pai. Já tomei banho de vidro em acidente automobilístico e ainda assim corri para ver minha sobrinha nascer.
O que seria da vida sem a loucura? “Ora, se me [a Loucura] excluirdes da sociedade, não só o homem se tornará intolerável ao homem, como também, toda vez que olhar para dentro de si, não poderá deixar de experimentar o desgosto de ser o que é, de se achar aos próprios olhos imundo e disforme, e, por conseguinte, de odiar a si mesmo”. É preciso assumir riscos, investir tempo e vontade para que os sonhos se realizem. E principalmente, é preciso estar confortável consigo mesmo, com suas decisões.
Entretanto, é preciso humildade para admitir erros e retroceder, reparando o que foi errado. Ter maturidade para suportar e aceitar algo que não parecia real, mas o é. Aceitar que “os homens estão sujeitos a muitas imperfeições”, mas nem por isso desistir deles. Ser louco, porém com os pés no chão. Entender que “o otimista acredita que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista teme que isto seja verdade” (James Branch Cabell). Há de se equilibrar as duas pontas, a realidade e a loucura, o pessimismo e o otimismo, para então viver sem nem se arrepender, nem se machucar demais. E, apesar disso, continuar buscando o ideal, sem nunca perder o senso de realidade. Afinal, o ideal pode estar ao seu lado e você nem perceber.
"Nossa loucura é a mais sensata das emoções; tudo o que fazemos deixamos como exemplos para os que sonham um dia serem assim como nós: LOUCOS.... mas FELIZES!!!"
Mário Quintana

domingo, 8 de novembro de 2009

Eternidade

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Fernando Sabino
"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eternidade".

William Shakespeare


Olá pessoas!
O último post foi meio que um paliativo, uh?
Afinal, não foi exatamente como os outros (Existe um nome para isso, que é migué liberdade de expressão xD). Enfim, senti a necessidade de escrever novamente, apesar do pouco tempo que se passou. Até porque aquele texto/música tem 3 anos de idade, ou seja, não escrevi nada nesses últimos tempos. =P
Existe uma raposa a qual eu dedico, pelo menos, um minuto todos os dias, quando lhe digo ‘boa noite’ (Isso se eu não desmaio de sono antes...). Essa raposa me atentou para o fato de que o que temos de mais valioso é o nosso tempo. O que fazemos com ele é tão importante quanto nossas escolhas.
Confesso que às vezes sou irresponsável com meu tempo; por valorizar demais outra raposa, já troquei compromissos para passar mais tempo com ela. Por outro lado, algumas raposas sofrem de falta da minha presença. Isso só prova que a nossa vida é uma longa jornada em que temos que fazer escolhas, mas não temos tempo suficiente para pesar todas as conseqüências. O que significa que vamos errar, eventualmente. Mas errar não é algo ruim, na verdade; faz parte do processo de aprendizagem, de crescimento. O importante é não ter medo de viver, apesar disso tudo.
"Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar"
Enfim, estou me prolongando muito nessa introdução e daqui a pouco ela fica mais profunda que o post, o que não é bom. xD


Música: Aquarela, Toquinho.


__________________________________


Tempo


Você já parou para pensar sobre o tempo? Se não, perde uma chance única de refletir sobre nosso bem mais precioso. Se sim, perdeu parte do seu bem mais precioso apenas refletindo. Mas acho válido, no entanto, essa reflexão, pois só assim podemos aprender a valorizá-lo.
Digo isso na posição de alguém que vive sem tempo. Sou aquele tipo de pessoa que não consegue viver sem ter milhões de atividades para realizar. Fui assim a vida inteira. Sendo bem objetiva, isso tem prós e contras. O ruim de estar sempre atarefada é o cansaço, a correria e o estresse da vida. O lado bom é ter pouco tempo para dedicar àquilo ou àqueles que você ama. Tá... Mas como isso pode ser uma coisa boa?
Veja bem, isso faz você estabelecer prioridades. Claro que com pouco tempo, você sente falta das pessoas. Mas isso faz você se dedicar ao máximo quando pode estar com elas; um abraço ou um carinho passam a ter mais intensidade. Você valoriza aquele fim de tarde raro em que você pode caminhar até a sorveteria; o sorvete de morango tem até mais sabor.
O tempo é algo engraçado. Ele nunca passa da mesma forma. Tem vezes que você simplesmente quer que ele congele, como nos minutos antes daquela prova ou quando aquela pessoa especial lhe segura entre seus braços. Tem vezes que você quer que ele passe depressa, voando, como quando estamos em uma fila ou sala de espera. É estranho como existe toda uma subjetividade em algo tão mensurável, qualquer relógio o mede.
Como disse, o tempo é precioso. De fato, é o melhor que você pode dar a alguém. Repito, isso não é uma questão de quantidade. Mas a dedicação nos momentos juntos ou ainda aqueles momentos no meio do dia em que você lembra-se do outro... São mais preciosos que qualquer outra coisa. Isso mostra que você se importa.


É o tempo que fortalece laços, consolida amizades, permite o amor nascer. E, às vezes, é o que menos valorizamos, sim. Mas isso é errado. É muito errado. (...) O importante disso tudo é aprender a valorizar quem está ao nosso lado. Às vezes é difícil enxergar ou perceber, às vezes parece ser óbvio. Mas... Se dedicarmos um pouquinho do nosso tempo sempre que possível... Quem sabe possamos viver sem arrependimentos para com nossos anjos?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Letra e música


"Meu amor, a vida passa num instante
E um instante é muito pouco pra sonhar..."

Quando a gente ama, Oswaldo Montenegro


Olá pessoas!

Mais um atrasado post do incrível, maravilhoso, salve-salve, uhul, ALuMus.
Exageros a parte, "tenho andado distraída, impaciente e indecisa. E ainda estou confusa, só que agora é diferente; sou tão tranqüila e tão contente."
Recebi um conselho um dia desses. Sabe aqueles conselhos que faz você pensar por uns três dias e depois, puft, tudo fica claro? Pois é, foi o que aconteceu. Descobri o valor das decisões. Quando você escolhe algo sempre existe um risco. Dizer 'sim' para alguma coisa é sempre dizer 'não' para inúmeras outras. A incerteza se um desses 'não's um dia se tornarão um arrependimento sempre incomoda, sufoca e desespera algumas pessoas (eu, inclusa). Mas a decisão vem em duas vias: é a escolha e é a aceitação de todas as conseqüências destas, sejam boas ou ruins.
Tomei algumas decisões na última semana que mudaram minha vida. Ou, pelo menos, permitiram que eu voltasse a mostrar o sorriso que senti tanta falta de oferecer ao mundo nos últimos tempos. Pode parecer melodrama, mas está aí um pouquinho de sinceridade, um pouquinho de porque apesar de rosa esse blog estava meio cinza.
Agradeço as raposas envolvidas nessa transformação. =)

Dito isto, o assunto do post: Satie é uma letrista.
Ou, pelo menos, foi, algum dia... Eu sempre amei música (vide o nome do blog), mas nunca tive muito talento para tanto. Não sei tocar nada, arrisco-me a cantar, mas somente no chuveiro e Guitar Hero. Só.
Deixo aqui uma letra, que fiz em 2006.

Gratidão
Letra e música - Satie

Já faz muito tempo
Que nós nos conhecemos
Eu era tão pequena
Você me acolheu
Na hora nós soubemos
Que não era diferente
Amor verdadeiro, incondicional
Pra todo sempre

Quanto carinho demonstrado do seu jeito
Agora é minha vez
De dizer meus sentimentos

Obrigada...
Pela dedicação!
Muito obrigada
Pelo riso e sermão
Porque sei que tudo aquilo
Que você fez por mim
Foi amor e eu preciso
Agradecer... Antes do fim...

Hoje eu me arrependo
De toda vez que lhe afligi
Agora eu entendo
Não custa dizer "Estou aqui!"
Eu temo tantas coisas
Que existem neste mundo
Decepcionar você
É meu medo mais profundo

Todo sentimento que eu sinto por você
Admiração, respeito, você sabe o porquê

Eu te amo...
Minha mamãe querida
Eu te amo!
Quem pôs luz na minha vida
Eu te amo e agradeço
Por cada instante ao seu lado
Cada lembrança não esqueço
Do carinho e cuidado

Obrigada...
Minha mamãe querida
Eu te amo!
Quem pôs luz na minha vida
Porque sei que tudo aquilo
Que você fez por mim
Foi amor e eu preciso
Agradecer... Antes do fim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...